Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Quem somos / Turminha do MPF / Turminha em ação / 2013 / Projeto MPF nas Escolas é encerrado após visitas a seis escolas no Ceará

Projeto MPF nas Escolas é encerrado após visitas a seis escolas no Ceará

Seis escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza (CE) receberam, em novembro de 2013, ações do projeto MPF nas Escolas. Ao todo, cerca de 770 crianças tiveram a oportunidade de aprender o que é o Ministério Público Federal (MPF) e como o órgão atua para garantir os direitos dos cidadãos.

Para cumprir a missão, cinco procuradores da República do MPF no Ceará (MPF/CE) acompanharam os personagens da Turminha do MPF Rod e Malu para dar dicas de como crianças e adultos podem contribuir com o trabalho diário do órgão. "Além de fazer a parte de cada um exercendo a cidadania, vocês ainda podem ajudar no trabalho do MPF contribuindo com a fiscalização", orientou o procurador-chefe da Procuradoria da República no Ceará, Alessander Sales.
 
De forma lúdica e didática, os alunos conversaram com os procuradores, tiraram dúvidas sobre a atuação do MPF e apresentaram trabalhos elaborados em sala de aula, inspirados no material da Turminha do MPF. Entre as apresentações das seis escolas, estudantes utilizaram linguagem teatral, recitação de poemas, apresentação de quadrinhos, cartazes, maquetes e até cantoria de paródias.
 
Para a professora Érica Abreu, da Escola Municipal Haroldo Jorge Braun Vieira, no bairro Vila União, os alunos saíram "transformados" após a passagem do projeto do MPF. "Hoje tenho outra visão do órgão. Compreendo que não temos que temer os procuradores, mas sim tê-los como parceiros", completou a diretora Marfisa.
 
Durante a execução do projeto em todas as escolas, procuradores e servidores do MPF/CE apresentaram às crianças situações cotidianas para ilustrar como cada um pode ajudar na preservação do meio ambiente, no combate às drogas e à corrupção.
 
Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Monsenhor Linhares, na Parquelândia, ouviram explicações do procurador da República Edmac Trigueiro sobre os direitos das crianças com deficiências físicas. Lá, pelo menos 27 alunos têm necessidades especiais, de acordo com o diretor Wallacy Mota.
 
As atividades da Turminha do MPF em todas as escolas foram planejadas e conduzidas por servidores da Procuradoria da República no Ceará. Antes das apresentações, as escolas foram visitadas e receberam material didático, composto por um roteiro pedagógico, gibis, vídeos e cartazes temáticos, para que os professores trabalhassem os temas de cidadania em sala de aula.
 
"A ideia é que todos sejam multiplicadores", resumiu a professora Suelen, após palestra do procurador Samuel Miranda, na Escola Maria Odnilra Cruz Moreira, no bairro Papicu. O pensamento foi compartilhado pelo procurador Alexandre Meireles, que deu dicas sobre cidadania às crianças da Escola Maria Antonésia Meireles de Sá, no bairro Barroso.
 
Gincana - A hora da brincadeira ficou por conta dos personagens Rod e Malu, que animaram as turmas das seis escolas promovendo gincana entre grupos. Os alunos ficaram tão afiados nos temas que o desempenho foi de quase 100% de acerto das questões propostas pelo MPF.
 
Fontes:
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará
fone: (85) 3266.7457 / 3266.7458
ascom@prce.mpf.gov.br
twitter.com/mpf_ce