Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Explore / Direitos das crianças / Saúde / Dicas de saúde / Malu entrevista dermatologista

Malu entrevista dermatologista

A Dra Melissa Chaves, médica da Procuradoria Geral da República, tirou dúvidas da Malu sobre a acne, a famosa "espinha", comum entre adolescentes

Malu entrevista dermatologista

A Dra Melissa Chaves, médica da Procuradoria Geral da República, tirou dúvidas da Malu sobre a acne, a famosa "espinha", comum entre adolescentes

Malu – O que um dermatologista faz?
Dra Melissa – Dermatologista é o médico responsável por cuidar do maior órgão do corpo humano, que é a pele. Ele é o único que pode fazer o diagnóstico das doenças da pele e tratá-las adequadamente.

 

O que é acne?
A acne é uma desordem da glândula sebácea e é extremamente comum, ocorrendo em aproximadamente 85% dos adolescentes. É popularmente conhecida como espinha.

 

Porque ela aparece?
Não existe somente uma causa para a acne. Vários fatores contribuem para o seu desenvolvimento, como: tendência hereditária, hormônios e defeitos no funcionamento das glândulas sebáceas com inflamação e contaminação por bactérias.

A gravidade do quadro varia muito, e as lesões podem ser discretas e em pequena quantidade ou maiores, mais inflamadas e com cicatrizes. Essas últimas características tornam o problema particularmente incômodo e até mesmo traumatizante.

 

Existe tratamento para acne?
A acne deve começar a ser tratada desde o início. Podem ser utilizadas somente medicações de uso externo, como sabonetes, géis e loções, ou medicações orais como antibióticos e derivados da vitamina A.

Em alguns casos é também necessário realizar o acompanhamento em conjunto com o endocrinologista, médico que trata diabetes, obesidade, alterações hormonais como desordens da glândula tireóide, alterações do ciclo menstrual e outras doenças relacionadas à falta ou ao excesso de hormônios.

 

O que o dermatologista pode fazer para melhorar uma pele com cicatrizes de acne?
Uma das conseqüências mais importantes da acne é a formação de cicatrizes, que podem ser discretas, mas em alguns casos são bastante visíveis, muitas vezes comprometendo a auto-estima.

O tratamento das cicatrizes é sempre difícil, mas pode-se conseguir uma melhora importante com procedimentos como a dermoabrasão, os peelings químicos, os preenchimentos e, mais recentemente, com os diversos tipos de laser.

 

Quais as dicas  para as pessoas enfrentarem a acne?

  • Nunca esprema ou manipule as lesões de acne, isso pode piorar a inflamação e causar cicatrizes;
  • o sol pode dar uma falsa impressão de melhora, mas na verdade ele não afeta o quadro da acne e ainda pode provocar manchas escuras;
  • até hoje não existe comprovação de que algum tipo de alimento piore a acne;
  • procure um dermatologista quando as lesões começarem a aparecer e siga suas recomendações;
  • não desista do tratamento e tenha persistência;
  • se os seus ciclos menstruais são irregulares e você possui excesso de pêlos na face, converse também com seu endocrinologista.