Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Quem somos / Turminha do MPF / Turminha em ação / 2022 / Conheça o terceiro volume da coleção de almanaques da Turminha do MPF

Conheça o terceiro volume da coleção de almanaques da Turminha do MPF

Publicações abordam de maneira lúdica e simples assuntos relacionados à cidadania

Com a publicação do terceiro volume da série, a família de almanaques da Turminha do MPF agora está completa. Nessa obra, com suas divertidas aventuras, a criançada vai aprender sobre a organização dos poderes do Estado brasileiro; como fazer para ingressar no MPF; campanhas eleitorais; meio-ambiente; respeito à diversidade.

Veja, de maneira resumida, um pouco sobre cada uma dessas aventuras. Lembrando que é possível fazer o download das HQs individuais (nas versões gibis) ou da compilação (nas versões almanaques):

  • Poderes na areia - Durante uma tarde de brincadeiras na praia, Munani, Rod, Rafinha e Alex vão compreender que o MPF, apesar de não fazer parte da estrutura de nenhum dos três poderes do Estado brasileiro, desempenha uma função essencial à Justiça e que a atuação harmônica desses agentes garante o funcionamento da nossa sociedade, possibilitando o exercício dos direitos e deveres de seus integrantes.
  •  Minesservidores - As crianças ainda têm um tempinho para decidirem qual profissão irão exercer, mas conhecer sobre as diversas possibilidades é muito importante para o futuro delas. Que tal entender nessa HQ o que é necessário fazer para ter uma carreira no serviço público? 
  • O xeque-mate estudantil – Inspirados no processo eleitoral, a vizinhança da Turminha, organizará a escolha do melhor presidente para o clube de xadrez do bairro, assim todos aprendem a importância de participarem ativamente de escolhas que terão impactos na vida de comunitária
  • Estufa planetária – A meninada não tem dúvidas de que as plantas são muito importantes para um meio ambiente equilibrado, mas nessa HQ, eles compreenderão melhor qual papel que as plantas desempenham e por que nosso planeta pode ser comparado a uma estufa. 
  • Viva a diferença – Sol, com seu olhar curioso, está sempre disposta a aprender. Durante as compras de mercado com a Vozita a menina vai refletir sobre a importância de valorizar e respeitar as diferenças inerentes a cada ser humano. Ela compartilhará um valiosa lição com os leitores! 

 Ufa! Um monte de assuntos diferentes, não é mesmo? Já está de férias? Aproveite o recesso escolar para fortalecer o hábito da leitura em sua casa, pois a formação cidadã vai além das salas de aula e aprender pode ser muito divertido.