Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Quem somos / Turminha do MPF / Turminha em ação / 2018 / Duas escolas de Paulo Afonso (BA) receberam visitas da Turminha do MPF na semana das crianças

Duas escolas de Paulo Afonso (BA) receberam visitas da Turminha do MPF na semana das crianças

Estudantes do Colégio Montessori e da Escola Municipal Casa da Criança Cinco dialogaram com o órgão sobre Honestidade

Na semana em que se comemora o dia das crianças, o Ministério Público Federal (MPF) visitou duas escolas no município de Paulo Afonso (BA) para conversar sobre o tema "Honestidade". No dia 9 de outubro, a procuradora da República Ludmilla Vieira dialogou com cerca de 70 alunos do Colégio Montessori e, no dia 10, foi a vez da procuradora da República Analu Paim Cirne apresentar o MPF a cerca de 50 estudantes da Escola Municipal Casa da Criança Cinco.

Votação nos candidatos à Presidência, jogral, coral e peça de teatro foram algumas da apresentações realizadas pelas crianças sobre a importância de sermos honestos no dia a dia. Em ambas as escolas, estiveram presentes duas personagens da Turminha: Sol e Maressa, além de servidores do MPF que trabalham em Paulo Afonso e Salvador. As escolas se inscreveram em chamamento público divulgado pelo órgão em agosto.

A coordenadora pedagógica do município, Gilvanira Gomes, assistiu à apresentação nesta quarta-feira (10) representando a Secretaria Municipal de Educação e agradeceu à presença do MPF, ressaltando a importância dessa aproximação entre o órgão e a escola pública. "A lei não está longe, em um lugar inalcançável, está bem próxima de nós e podemos sentir isso aqui hoje", completou.

Para as procuradoras da República Analu e Ludmilla, que atuam na região, a iniciativa é uma importante ferramenta não apenas de aproximação entre o MPF e os cidadãos, mas também de despertar o interesse das crianças sobre seus direitos e de estimular, desde a infância, o controle social no combate à corrupção.

A organização do programa em Paulo Afonso teve à frente a servidora Fernanda Ribeiro, com o apoio da Assessoria de Comunicação do órgão, em Salvador. "Sempre acompanhei os releases sobre a Turminha nas escolas em outras unidades, esse é um projeto que me encanta, porque é uma oportunidade de levar o MPF aos que um dia podem construir um país melhor, resgatar alguns valores, além de trocar calor humano e trabalhar em equipe", explica Fernanda.

Além das procuradoras e de Fernanda, participaram das atividades em Paulo Afonso os servidores Anália Freitas, Gabriel Carballo, George Siqueira, Janiele Mariano, Mariana Laborda, Michele Lima, Rafaela Rocha, Saulo Justo e Wagny Matos.

Confira mais fotos das visitas.

Essa foi a segunda visita da Turminha do MPF ao interior da Bahia – a primeira vez foi em 2017, em Barreiras.

A Turminha – Composta por dez personagens infantis que representam a diversidade da população brasileira, a Turminha do MPF veio para mostrar aos pequenos cidadãos a importância do órgão na defesa dos seus direitos, com o intuito de contribuir para a construção de uma sociedade participativa e atuante. Saiba mais acessando www.turminha.mpf.mp.br.

registrado em: evento, Turminha em ação