Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Quem somos / Turminha do MPF / Turminha em ação / 2015 / Escola Cidadã encerra as atividades do semestre com a visita de 330 alunos

Escola Cidadã encerra as atividades do semestre com a visita de 330 alunos

Escola Cidadã encerra as atividades do semestre com a visita de 330 alunos

Foto: Leonardo Prado/Secom/MPF

O Projeto Escola Cidadã encerra o semestre com saldo positivo. De abril até junho de 2015, foram realizadas sete visitas à Procuradoria-Geral da República com a participação de aproximadamente 330 alunos de escolas públicas e privadas. Assim como os ávidos e curiosos visitantes, o projeto tirou férias e voltará em agosto com muita disposição para contribuir com a formação cidadã de estudantes do Distrito Federal.

As visitas têm cunho educativo e oferecem aos alunos a oportunidade de conhecerem a atuação e a carreira dos membros do Ministério Público Federal, além de aprender sobre a arquitetura do prédio, projetado por Oscar Niemeyer. A garotada tem ainda a chance de conhecer a Turminha do MPF, que mostra como as crianças também precisam ter atenção às atitudes erradas no cotidiano.

Conheça o que professores e alunos pensam sobre a iniciativa do MPF:

“É importante que as crianças entendam desde cedo que há uma instituição como o Ministério Público Federal que defende os nossos direitos. É uma realidade com a qual os alunos têm pouquíssimo contato e, por isso, o passeio torna-se ainda mais simbólico”, ressaltou a professora Loana Macedo.

“Conhecer o Escola Cidadã nos possibilitou uma melhor abordagem sobre assuntos como cidadania, ética, direitos, deveres, corrupção e a atuação do Ministério Público Federal", destacou a professora Josiane Dias Serafim.

“É sempre melhor vivenciar do que ouvir falar. Com a visita, os alunos aprendem na prática, na linguagem deles”, reforçou a professora Elaine Cristina Maia.

“Aprendi o que é corrupção e como a gente consegue evitar essas atitudes no nosso dia a dia. Mas o mais legal foi saber que o Ministério Público garante os direitos de todo mundo”, disse Natanael Silva.

“Depois disso tudo, aprendi que é bom sempre cumprir as leis, porque o MPF está de olho”, declarou a estudante Ana Clara Rech.

Escola Cidadã – Pensado como instrumento para fortalecer o relacionamento entre o MPF e a comunidade escolar, o projeto busca contribuir para a formação cidadã dos estudantes e estimular comportamentos éticos nas crianças. Os assuntos debatidos relacionam-se às Diretrizes Curriculares Nacionais e envolvem temáticas de grande relevância, como ética, direitos humanos, meio ambiente, diversidade cultural e cidadania.