Pipa
Material Como fazer 1. Divida o papel ao meio. De uma das metades, faça um quadrado exato de largura para as barbatanas, e cole-as. 2. Cole uma das varetas na diagonal do quadrado. Deixe três dedos de sobra na ponta da vareta que fica no meio das barbatanas. Será o lado inferior da pipa. 3. Enrole a linha em uma das duas pontas de uma segunda vareta, envergando a vareta para que se curve até ficar com o mesmo comprimento da diagonal da pipa. Prenda a linha na outa ponta e passe cola na vareta. |
![]() |
4. Grude o arco que a linha e a vareta formaram na folha de seda ou jornal.
5. Faça dois pequenos furos no papel no ponto onde as varetas se cruzam. Passe uma linha de modo que ela atravesse o papel pelo cruzamento das varetas. Depois, dê um nó na parte da frente, mas não corte a linha.
6. Segurando a linha, estique-a para o lado até chegar a 4 dedos de distância do fim da vareta envergada. Agora, estique a linha para baixo até a ponta da outra vareta. Isto é só para fazer a medida, formando uma "barriga".
7. Quando a linha chegar à parte de baixo da vareta, amarre-a com cuidado e corte. Essa linha presa é chamada de cabresto.
8. Amarre a linha para empinar. Para descobrir o lugar certo, segure a pipa pelo cabresto. Amarre um pouco acima do meio dele.
9. Para fazer a rabiola corte 70 centímetros de linha e amarre tirinhas de jornal ou papel de seda.
10. Prenda essa linha na ponta de baixo.
Aproveite um dia de vento para reunir os amigos e brincar.
Atenção
- não brinque em lugares onde passam carros;
- não solte a pipa perto da rede elétrica, prefira praças, parques, campos de futebol ou outros lugares abertos;
- não suba em lajes e telhados para soltar a pipa;
- não use cerol (linha cortante que pode cortar até você mesmo).
Campanha do Rafinha - Cavalo com cabo de vassoura - Pé de lata