Turminha conversa sobre volta às aulas
Professor Ari: Olá, amigos, tudo bem? Preparados para mudar a rotina?
Sol: Como assim, professor? Eu estou adorando minha rotina de dormir, brincar, ver filmes, conversar com minhas amigas até tarde...
Professor Ari: Pois é, Sol. Acontece que já é hora de pensar na volta às aulas.
Sol: Mas já?! Ainda estamos em janeiro...
Professor Ari: Eu sei. Só que este ano, em algumas escolas, o ano letivo vai começar mais cedo.
Rod: É mesmo! Por causa da Copa do Mundo, não é?
Professor Ari: Sim, Rod. Por causa da realização da Copa no Brasil, as redes de ensino podem ajustar o calendário das férias escolares. Podem começar as aulas em janeiro e antecipar as férias de julho para junho. O importante é que as mudanças não prejudiquem o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que estabelece 200 dias letivos por ano.
![]() |
Maressa: Oba! Então, vou chamar minha mãe para comprar o material escolar. Já estou com saudades da escola! Professor Ari: Antes de comprar, Maressa, é bom verificar o que pode ser reaproveitado do ano anterior. E não esquecer de fazer uma pesquisa, pois os materiais variam de preço de uma papelaria, ou livraria, para outra. |
Malu: Isso eu já aprendi em outros anos. Eu pergunto o preço de tudo em vários lugares até achar o melhor. E ainda lembro meus pais de pedirem a nota fiscal.
Professor Ari: Muito bem, Malu!
Rafinha: E eu já aprendi a escolher a mochila certa. Vocês sabiam que o peso da mochila não deve passar de 10% do peso da criança? E que ela não deve ser carregada em um ombro só? É bom também prestar atenção na hora de arrumar a mochila. Uma dica é colocar os objetos mais pesados no centro.
Professor Ari: Bem lembrado, Rafinha. O uso inadequado da mochila pode contribuir para o surgimento de dores musculares, alterações posturais ou problemas na coluna. Por isso, muita atenção na hora de escolher.
Rod: Ah, galera. É hora também de ficar de olho no transporte escolar. Os pais devem conferir todos os detalhes para garantir a segurança dos filhos. Tem que ver, por exemplo, se o veículo e o motorista estão credenciados pelo Detran, se as condições de higiene dos carros estão boas e se o número de cintos de segurança é igual ao número de crianças.
Malu: Nossa, Rod, como você sabe tudo isso?!
Rod: É que eu tenho muitos amigos que usam transporte escolar e também já li matérias sobre o assunto.
Professor Ari: Gostei de ver, turma! Pelo jeito, vocês estão preparados para a volta às aulas. E eu estou preparado para um novo ano de aprendizagem com vocês!
Fonte:
www.brasilescola.com