Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Explore / Datas especiais / MARÇO / Turminha comemora Dia da Poesia

Turminha comemora Dia da Poesia

Angústia, amor, solidão, velhice, vida, morte, natureza e diversas questões sociais e políticas. Todos esses temas já foram retratados em forma de poesia. Para destacar a importância da linguagem literária foi criado o Dia Nacional da Poesia, comemorado em 14 de março. A data foi escolhida para homenagear Antônio Frederico de Castro Alves, considerado um dos mais brilhantes nomes da poesia brasileira. Nascido em 14 de março de 1847, abordou com notável entusiasmo grandes causas sociais, como a abolição da escravatura. Por causa do poema “Navio Negreiro", ele  ficou conhecido como o “poeta dos escravos”.

Além de Castro Alves, a literatura brasileira é representada por grandes poetas que fizeram do ofício da escrita sua profissão: Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Ferreira Gullar, Olavo Bilac, Cecília Meireles, Mário Quintana, entre tantos outros.

E para quem pensa que poesia é coisa de adulto, vale ressaltar a opinião do especialista em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor Hélder Pinheiro: “toda idade é idade de poesia”. Ele defende a leitura constante de poesia para as crianças, na escola e em casa. Para ele, além de lúdicos, os textos poéticos podem deixar os pequenos mais sensíveis ao conhecimento do mundo.

Aproveitando o Dia da Poesia, a Turminha selecionou informações e trechos de poesias de alguns importantes poetas brasileiros.

Fontes:
Brasil Escola
Educar para Crescer