Dia da Escola: Turminha lembra data importante para os alunos
Um lugar onde os pais adoram deixar os filhos. Onde os filhos crescem por dentro e por fora. Um lugar onde se faz amigos de todas as idades. Um lugar onde as descobertas estão em cada canto e surgem dia após dia. Onde é possível conhecer o passado, viver o presente e pensar muito no futuro. Com certeza, um lugar que vai ficar na memória de todos para sempre. Esse lugar tão importante para as pessoas é a ESCOLA.
Em homenagem ao Dia da Escola, 15 de março, os amigos da Turminha do MPF querem dar algumas sugestões para que os alunos aproveitem ao máximo os anos de vida escolar:
- Sempre tratar com respeito os colegas de turma, os professores e os funcionários da escola;
- Não faltar às aulas sem um motivo justificável e tentar não chegar atrasado;
- Fazer quantas perguntas forem necessárias até que os professores consigam deixar claro os assuntos que estão ensinando;
- Não interromper o professor a toda hora, pois ele tem um conteúdo a transmitir e precisa ser ouvido com atenção;
- Pedir aos professores que transmitam os conteúdos de forma agradável e interessante;
- Estudar o conteúdo das aulas em casa e fazer os deveres;
- Aproveitar bem o tempo do recreio para comer o lanche e ainda brincar um pouquinho.
Para quem não sabe, a palavra “escola” vem do grego “skholê”, que significa "descanso, repouso, lazer, tempo livre". A explicação é que na Grécia antiga só quem tinha tempo livre, quem não tinha obrigações com o trabalho braçal, podia se dedicar aos exercícios físicos e mentais.
A Turminha também deixa algumas ideias de atividades que os alunos podem fazer para lembrar o Dia da Escola: desenhar e pintar ilustrações sobre a escola, escrever uma redação ou poesia sobre o que mais gosta de fazer no ambiente escolar, decorar a sala de aula com frases e mensagens sobre a importância da educação.
MPEduc – Falando em escola, é sempre bom destacar o programa Ministério Público pela Educação (MPEduc). A iniciativa foi lançada em 2014 com o objetivo de promover melhorias das condições do ensino na rede pública brasileira. Para isso, procuradores da República e promotores de Justiça realizam visitas em estabelecimentos de ensino em todo o Brasil para verificar aspectos estruturais e pedagógicos das escolas. Também conversam com a comunidade para identificar demandas necessárias à melhoria do ensino. Confira aqui mais informações sobre o MPEduc.