Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Explore / Datas especiais / MARÇO / O Dia do Circo com a Turminha

O Dia do Circo com a Turminha

Ari, Malu, Maressa e Alex“Respeitável público, vai começar o maior espetáculo da terra!” Em clima de brincadeira e alegria, a Turminha apresenta o Dia do Circo, comemorado em 27 de março. A data foi escolhida por ser o aniversário do palhaço Piolim, um grande mestre da arte circense no Brasil, nascido em 1897.

Piolim, na verdade Abelardo Silva, ganhou esse apelido por ser magro feito um barbante (piolin é barbante em espanhol). Por muitos e muitos anos, fez estripulias nos picadeiros e divulgou o circo como forma de expressão cultural. Carequinha, Bozo, Arrelia, Patati e Patatá, entre outros nomes, também provocaram risadas por onde passaram.

Mas nem só de palhaçada vive o circo. As surpresas dos mágicos, as acrobacias dos malabaristas, a coragem dos trapezistas e a beleza dos dançarinos também deixam a plateia de olhos vidrados.

Tudo isso começou durante o Império Romano, quando o circo trazia atrações como corrida de carruagens, lutas de gladiadores, apresentações de animais selvagens e de pessoas com habilidades incomuns, como engolidores de fogo.

No Brasil, apareceu a partir do século XIX, tornando-se uma das mais importantes manifestações das artes cênicas, por meio das famílias vindas da Europa. Com o tempo, o circo brasileiro foi se moldando. Hoje em dia, por exemplo, em respeito à natureza, vários estados possuem legislação que proíbe o uso de animais em circo. 

Seja tradicional ou moderno, o circo continua espalhando alegria por aí. Com cambalhotas dos palhaços, “voos” dos homens no trapézio, novidades tecnológicas nos shows e muita risada do público.

Em homenagem ao Dia do Circo, a Turminha convida os amigos a entrar no picadeiro e fazer atividades lúdicas sobre esse mundo encantado.

"Hoje tem marmelada? Tem, sim senhor!"

Fontes:
www.smartkids.com.br
www.brasilescola.com