Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Quem somos / Turminha do MPF / Turminha em ação / 2013 / Projeto Cidadão Mirim recebe alunos do ensino fundamental

Projeto Cidadão Mirim recebe alunos do ensino fundamental

 icone-vozita2.gifVó Zita: Garotada, hoje quero contar a vocês uma historinha muito bacana, que irá servir para que vocês reflitam e tenham noções básicas de cidadania.

Projeto Cidadão Mirim recebe alunos do ensino fundamentalMaressa: Oba! Adoro quando a Vó Zita reúne a Turminha para ensinar alguma coisa.

icone-munani2.gifMunani: Eu também acho o máximo. Então, o que iremos ouvir hoje, Vó Zita?

icone-vozita2.gifVó Zita: Uma criança mudou de cidade, precisou adaptar-se à nova escola, fazer amigos e entrar para uma turma. Ela se chamava Fidelsina - uma homenagem do pai da garota à cidade onde a família morava anteriormente, Fidelsinópolis. Fidelsina tinha situação econômica inferior à dos colegas. Sua família não tinha condições de comprar roupas da moda ou um celular de última geração. Além disso, o cabelo de Fidelsina era desajeitado e ela usava óculos grandes. Por isso, ela virou o alvo principal das chacotas de duas garotas, que se chamavam Amanda e Júlia.

icone-malu2.gifMalu: Nossa, Vó Zita. Essa história aí é triste. Isso é bullying.

icone-vozita2.gifVó Zita: Então, gente, essa história foi elaborada para compor o Projeto Cidadão Mirim, promovido pelo Memorial da Procuradoria da República em Goiás. No dia 15 de junho, 21 estudantes do quinto ano do ensino fundamental do Colégio Shallon visitaram o órgão e ouviram esse enredo.

Projeto Cidadão Mirim recebe alunos do ensino fundamentalMaressa: Por que, Vó Zita? Qual a intenção desse projeto?

icone-vozita2.gifVó Zita: O objetivo dessa iniciativa é mostrar para as crianças a história, a atuação e o papel do Ministério Público Federal na sociedade, e repassar a elas noções básicas de cidadania, a fim de que tenham uma percepção clara de seu papel social.

icone-rafinha2.gifRafinha: Ah, legal isso aí, Vó Zita. Foi a primeira vez desse projeto?

icone-vozita2.gifVó Zita: A primeira edição do Projeto Cidadão Mirim ocorreu ano passado e contou com a participação de filhos e sobrinhos de membros, servidores, estagiários e terceirizados.

icone-malu2.gifMalu: Vó Zita, como essa história foi apresentada às crianças? Alguém a leu?

icone-vozita2.gifVó Zita: Não, não. Na apresentação, uma servidora interpretou Fidelsina, outra representou a Amanda e outra atuou no papel da Júlia. As crianças puderam interagir com as personagens, decidir o final da história e ainda relatar aos colegas episódios em que elas ou algum conhecido foi vítima de bullying.

Projeto Cidadão Mirim recebe alunos do ensino fundamentalMaressa: Pena que a Sol não está aqui para ouvir. Ela está por dentro de tudo sobre bullying. Toda hora ela conta pra gente o que ela aprende em sala de aula.

icone-vozita2.gifVó Zita: Não deixem de contar a ela.

icone-malu2.gifMalu: Eu vou contar pra todos que não puderam estar aqui hoje, porque essa é uma lição muito importante.

icone-vozita2.gifVó Zita: Ah, uma das servidoras ressaltou a importância das crianças buscarem seus direitos e denunciarem situações como as vividas por Fidelsina. Em seguida, os alunos participaram de um lanche.

icone-munani2.gifMunani: Esse projeto poderia ser promovido em outros lugares. É muito bacana. Teve mais alguma coisa para essas crianças, além da apresentação, Vó Zita?

icone-vozita2.gifVó Zita: Bem lembrado, Munani. A turma também teve a oportunidade assistir a uma palestra.

icone-malu2.gifMalu: Palestra sobre o quê?

icone-vozita2.gifVó Zita: Sobre episódios marcantes da história do Brasil, como a Independência e a Proclamação da República.

icone-rafinha2.gifRafinha: E da Turminha, não foi mostrado nada?

icone-vozita2.gifVó Zita: Claro que sim. As crianças assistiram aos vídeos produzidos pela "Turminha do MPF", responderam a questões sobre o trabalho do órgão na defesa da sociedade e ainda desenharam aquilo que mais gostaram da programação do dia. Ao fim da visita, receberam um kit com a Constituição e materiais da Turminha.