Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Quem somos / Turminha do MPF / Turminha em ação / 2010 / Turminha vai à escola: alunos do DF aprenderam brincando

Turminha vai à escola: alunos do DF aprenderam brincando

Alunos de escola pública do Gama aprenderam sobre temas como discriminação, corrupção e coleta seletiva. Outras instituições de ensino também vão receber a Turminha do MPF

A Turminha do MPF começou a chegar às escolas. Alunos da Escola Classe 10 do Gama, cidade-satélite de Brasília, conheceram, em 13 de maio de 2010, os personagens criados para dialogar com o público infanto-juvenil, e aprenderam brincando sobre temas difíceis. A ideia é levar o MPF aos alunos, que passam a conhecer seus direitos por meio de peças lúdicas e interativas.

Na ocasião, cerca de 130 alunos se reuniram no pátio e conheceram a atuação do MPF. Depois, assistiram a vídeos educativos, confeccionaram marcadores de livro em papel reciclado e usaram toda a criatividade nos blocos de desenho e pintura com as figuras e mensagens da Turminha. As crianças de 6 a 12 anos de idade também participaram de uma oficina de educação ambiental, com noções de coleta seletiva e reciclagem de lixo.

A visita foi possível graças a um convite da secretaria da escola. Servidores da Secretaria de Comunicação e do Programa de Gestão Ambiental, da Procuradoria-Geral da República, planejaram e levaram as atividades com base no pedido dos diretores. A programação fez parte da Semana de Educação para a Vida, inserida no calendário da Secretaria Estadual de Educação e prevista na Lei federal 11.988/2009. Nesse período, os alunos também vão ter palestras sobre temas como qualidade de vida, abuso sexual, família e uso de drogas.

De acordo com a coordenadora de Comunicação Institucional da PGR, Adriana Conti, desde a criação do projeto da Turminha, o objetivo era que o MPF pudesse se comunicar com as crianças, adolescentes e com a sociedade em geral, usando uma linguagem mais simples e acessível. Conforme explica, o site foi o primeiro produto lançado, mas, desde o princípio, a ideia era levar a Turminha pras escolas com a mensagem do MPF. “Não só pra divulgar a Turminha e o MPF, mas pra ajudar na formação da cidadania”, garante.

A pedagoga Eliana Santos, também da PGR, explica que essa é uma primeira ação da Turminha do MPF na escola, mas que já estão previstas outras atividades. “A partir do dia 20 de maio, a gente vai começar um projeto-piloto em quatro escolas do Distrito Federal com o tema da corrupção eleitoral”, adianta. O planejamento é apresentar cartilhas, cadernos de atividades e todo material de apoio para ser trabalhado com os professores e depois receber retorno dos alunos em forma de cartazes e peças de teatro.