Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Quem somos / Turminha do MPF / Turminha em ação / 2014 / MPF na Comunidade apresenta Turminha a estudantes de Borba (AM)

MPF na Comunidade apresenta Turminha a estudantes de Borba (AM)

foto de estudantes de Borba (AM) sentados em círculoSentado em um círculo formado no chão da sala de aula da Escola Municipal Professora Marly de Castro Maciel, situada no município de Borba (a 151km de Manaus), um grupo de aproximadamente 40 crianças conheceu um pouco mais sobre o que faz o Ministério Público Federal por meio das historinhas estreladas pelos personagens do gibi da Turminha do MPF.

Munani, Sol e Rafinha e os outros sete personagens foram apresentados às crianças durante a 7ª edição do projeto MPF na Comunidade, realizado em Borba, entre os dias 25 e 30 de agosto. Os professores da escola receberam o roteiro pedagógico para trabalhar o gibi em sala de aula, além de orientações de uso dos recursos disponíveis no site do projeto para complementar as atividades.

foto do PFDC conversando com estudantes de Borba A conversa foi conduzida pela procuradora-chefe do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM), Tatiana Dornelles, e contou com a participação do procurador federal dos Direitos do Cidadão, Aurélio Rios, e dos procuradores da República Rafael Rocha e Edmilson Barreiros, além de servidores do órgão. A partir das histórias apresentadas no gibi, as crianças puderam conversar com a equipe do MPF sobre conceitos de cidadania, justiça e respeito às leis e ao meio ambiente. Ao final, receberam o gibi da Turminha e o marcador de página com os personagens.

ícone marcadores de livro
O estudante Vinícius, 9 anos, se declarou muito contente em poder participar da conversa com os procuradores do MPF. “É muito bom quando a gente recebe visita na escola e pode falar sobre outras coisas que não só da aula, ainda mais ganhando um gibi!”, exclamou com um largo sorriso no rosto. Ele contou ainda que irá orientar seus pais a buscarem o MPF para tirar dúvidas sobre um caso de disputa de terras na zona rural da cidade, onde possuem plantações.

Além das escolas da zona urbana, o material da Turminha do MPF foi entregue a professores de três escolas da zona rural, nas comunidades Vila Izabel, Ponta Alegre e na aldeia Costa do Arari, todas às margens do rio Madeira. Para o professor Joaquim Rodrigues, que leciona há nove anos na escola da aldeia, o material vai auxiliar na abordagem prática de temas como meio ambiente e cidadania. “O melhor de tudo é poder apresentar para nossas crianças o que é o MPF e ensinar cada uma delas a lutar por seus direitos sempre que preciso, procurando as instituições certas para isso”, finalizou.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Amazonas
pram-ascom@mpf.mp.br
 

registrado em: evento, PFDC, Turminha