Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Explore / Datas especiais / ABRIL / Dia Mundial da Saúde

Dia Mundial da Saúde

icone-ari2.gifAmigos, vocês sabem que 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde? 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu essa data para promover a reflexão sobre problemas que afetam a saúde da população mundial e estimular atitudes em favor da qualidade de vida. Todos os anos, a OMS define um assunto para ser debatido e em 2011 o tema escolhido foi o combate à resistência antimicrobiana.

Microorganismos (organismos compostos por apenas uma célula, que  só são visíveis com o uso de microscópio: vírus, bactérias, fungos e parasitas) sofrem mudanças, ficam mais fortes e criam resistência aos antimicrobianos, ou seja, remédios usados nos tratamentos das doenças não fazem mais efeito. São as chamadas superbactérias. E uma das causas disso é o uso indiscriminado de medicamentos como os antibióticos (remédios para combater bactérias).

Segundo a OMS, os microorganismos resistentes não são um problema novo, mas estão se tornando perigosos. Apresentam-se como obstáculo ao sucesso do controle do HIV, da malária e da tuberculose, consideradas três das principais causas de mortalidade por doenças infecciosas no mundo. Também ameaçam vários tratamentos e cirurgias, como o de câncer e transplante de órgãos.  Além disso, fica mais difícil tratar e controlar as infecções hospitalares e surge a necessidade de tratamentos novos, mais caros e mais complexos.  As infecções causadas por esses microorganismos deixam as pessoas doentes por mais tempo e elevam o risco de morte.

O objetivo da campanha do Dia Mundial da Saúde 2011 é despertar a consciência sobre os fatores que contribuem para a resistência de vírus e bactérias  aos medicamentos. Também pretende impulsionar a implementação de políticas e práticas que possam prevenir e conter a resistência aos antimicrobianos. 

Dados da OMS indicam que, a cada ano, surgem no mundo 440 mil casos de tuberculose resistentes e cerca de 150 mil pessoas morrem. A Organização alerta para urgência de medidas preventivas para controlar o surgimento de novas superbactéria. 

 

Para saber mais sobre saúde, leia também: