Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Explore / Datas especiais / JUNHO / 14 de junho: Dia Mundial do Doador de Sangue

14 de junho: Dia Mundial do Doador de Sangue

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, se 1% a 3% da população doasse sangue, haveria hemocomponentes (sangue e seus derivados) suficientes para atender as necessidades de todas as pessoas doentes e acidentadas. No Brasil, 2,2professor Ari doa sangue% da população fizeram doações em 2008, sendo 1,8% na rede pública, segundo dados do Ministério da Saúde. Mas as desigualdades regionais, as variações demográficas e a oferta de leitos nos hospitais faz com que esse percentual de doações varie para cima e para baixo em certas regiões.

Para conseguir abastecer os homocentros em todo o país, as autoridades da área de saúde precisam promover campanhas que incentivem nas pessoas o ato solidário e o compromisso social de doar sangue. O dia mundial do doador de sangue, comemorado hoje, é uma dessas datas que buscam despertar o altruísmo da população, única forma de captação do sangue, já que a legislação brasileira proíbe a sua comercialização.

A Constituição Federal, em seu artigo 199, parágrafo 4º, estabelece que “a lei disporá sobre as condições e os requisitos que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercialização.”

A Lei nº 10.205/2001, que regulamentou esse artigo da constituição, diz, no art. 1º, que é “vedada a compra, venda ou qualquer outro tipo de comercialização do sangue, componentes e hemoderivados, em todo o território nacional, seja por pessoas físicas ou jurídicas, em caráter eventual ou permanente”.

Para saber mais sobre doação de sangue:


Fonte:
Ministério da Saúde