Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Explore / Cultura / Literatura / Turminha destaca como aproveitar melhor as bibliotecas

Turminha destaca como aproveitar melhor as bibliotecas

Um assunto que não sai das conversas da Tuminha, este mês, é o Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro. Dessa vez, Sol, Rod e os amigos procuraram a Vó Zita para falar sobre bibliotecas. Sabe por quê? Ao longo da vida, ela acumulou tantos livros que montou uma biblioteca na própria casa. Além de receber os amigos em busca de momentos de leitura, o lugar reúne as pessoas para conversar, contar histórias e trocar experiências. É um verdadeiro espaço cultural.

Vó Zita tem razão. Nos últimos tempos, é importante reinventar o formato tradicional das bibliotecas para atrair novos visitantes. E isso acontece no mundo todo. Na Dinamarca, por exemplo, a futura biblioteca de Aarhus (um município do país) será parte de um complexo multiuso, que inclui espaços para shows, cursos, reuniões, lanches e, é claro, local de pesquisas e leitura.

Um exemplo aqui no Brasil é a construção de uma biblioteca-parque em Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro. Além de acessar as estantes de livros e a internet, os visitantes podem ver filmes, ouvir músicas, participar de atividades culturais, reuniões comunitárias ou solicitar o empréstimo de livros e filmes.

E nas escolas, como incentivar os alunos a usar de forma mais eficaz as bibliotecas? Sem dúvida, os professores podem ajudar nessa tarefa. É preciso mostrar que o uso da biblioteca escolar, fundamental no processo de ensino e aprendizagem, funciona como uma ferramenta para o desenvolvimento do aluno, de sua autonomia intelectual.

Por meio de livros, jornais, revistas, mapas, altlas, dicionários, enciclopédias, materiais multimídia, audiovisuais, o educador pode ampliar o conhecimento das crianças e incentivar o gosto pela leitura.

Muito interessado no assunto, o professor Ari pesquisou algumas formas de usar a biblioteca escolar de forma mais eficaz:

   

   - Professores de todas as disciplinas, não só de língua portuguesa, devem utilizar a biblioteca; que tal, por exemplo,ensinar porcentagem mostrando notícias de enconomia dos jornais?!

        - Falar sobre as regras de organização e incentivar a autonomia dos alunos mostrando como encontrar o livro nas estantes;

         - Tornar o ambiente agradável onde os alunos leiam por prazer;

         - Trazer um escritor para ler em voz alta ou responder perguntas sobre uma obra já conhecida pela turma;

          - Promover a exposição de trabalhos dos alunos na biblioteca, ressaltando que as produções precisam ser avaliadas. A ideia é que os trabalhos sirvam como fonte de consulta;

        - Promover leitura em voz alta ou debates sobre o que cada um está lendo;

         - Chamar os pais para uma atividade com os filhos na biblioteca;

        - Incentivar a doação de livros por meio de campanhas.


Fonte:
educarparacrescer.abril.com