Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Explore / Cultura / Folclore / Turminha comemora Dia do Folclore

Turminha comemora Dia do Folclore

Uma data que a Turminha gosta muito de lembrar é o Dia do Folclore – 22 de agosto. É nessa época que todos se reúnem para ouvir histórias sobre os personagens mais conhecidos da nossa cultura. A  Malu sempre escolhe a lenda do Saci-Pererê para contar. Isso porque ela já fez uma entrevista muito legal com esse personagem de uma perna só, que usa uma carapuça vermelha, fuma cachimbo e vive aprontando travessuras na matas e nas casas.

A vó Zita também tem um jeito especial de contar lendas do folclore brasileiro que aprendeu quando era criança. Dessa vez, ela escolheu a lenda da mandioca. Vocês sabem por que mandioca tem esse nome? Então, vamos descobrir agora.

mandiocaLenda da Mandioca

De acordo com a lenda, uma índia tupi deu à luz a uma indiazinha e a chamou de Mani. A menina era linda e tinha a pele bem branca. Ela foi a alegria da tribo por apenas um ano, quando morreu repentinamente, sem doença nem dor. O cacique mandou enterrá-la dentro da oca. Todos os dias a mãe de Mani regava o local com água e lágrimas de saudade. Depois de um tempo, no lugar onde a menina foi enterrada nasceu bela planta desconhecida cuja raiz era marrom por fora e bem branquinha por dentro (da cor de Mani). A planta tornou-se o principal alimento de todas as tribos indígenas e, em homenagem a indiazinha, foi chamada de Mani-oca (casa da Mani). Daí, surgiu o nome mandioca.

Quer saber mais sobre a mandioca e outros alimentos típicos dos brasileiros? Então a dica da Turminha é a cartilha Alimentação e cultura

 

As crianças gostaram muito dessa lenda e pediram para a vó Zita continuar com as histórias. Ela, então, resolveu fazer aquela brincadeira de descrever o personagem folclórico para ver quem descobre qual é a lenda. Vamos tentar?

Representado por um anão, cabeleira ruiva, pés ao inverso, calcanhares para a frente, esse é um dos mais populares e espantosos habitantes das matas brasileiras. Para proteger a flora e a fauna, ele engana caçadores e viajantes, fazendo-os perder o rumo certo dentro da floresta com seus assobios e sinais falsos. Muito veloz e esperto, ele também tem o poder de se transformar em outras criaturas.

Já sabe quem é? Confira se você acertou.

Além das lendas, as manifestações do folclore estão presentes em diversos aspectos da vida das pessoas, que são transmitidos de geração em geração. São crenças, danças, artesanato,mitos, brincadeiras, piadas,  literatura de cordel,  adivinhações (O que é o que é? Está no meio do começo, está no começo do meio, está na ponta do fim?),  provérbios, ("A fome é o melhor tempero") e  trava-línguas ("Um tigre, dois tigres, três tigres").

Já deu para perceber que a Turminha do MPF se empolga ao falar de folclore. E para que todos entrem no clima, separou outros textos e uma lista de expressões populares sobre o assunto.